trabalho presencial e híbrido

Pesquisa mostra queda no home office e crescimento do trabalho presencial e híbrido

O mundo do trabalho está em constante evolução e uma nova pesquisa revelou algumas mudanças significativas no Brasil.

O estudo realizado pela Ticket, que contou com a participação de 1.700 profissionais de todo o país, mostrou que a adesão ao modelo de home office caiu 10 pontos percentuais no último ano, com apenas 6,5% dos entrevistados ainda trabalhando nesse formato.

Por outro lado, o trabalho presencial e o modelo híbrido estão ganhando terreno:

  • O número de profissionais trabalhando presencialmente aumentou de 72,5% para 79%, enquanto o modelo híbrido cresceu de 10% para 13,5%.

 

Segundo Tatiana Romero, diretora de Recursos Humanos da Ticket, o retorno das atividades sociais sem restrições tem levado as empresas a reavaliar os modelos de trabalho que mais se adequam à sua atuação no mercado. “Muitas companhias optaram por manter os colaboradores trabalhando de forma remota, enquanto outras avaliaram que os modelos híbrido ou presencial são mais viáveis às atividades que praticam”, diz.

Dados em destaque sobre trabalho presencial e híbrido

A pesquisa também revelou diferenças regionais:

  • No Norte do Brasil, 94% dos profissionais trabalham presencialmente, o maior índice entre todas as regiões.
  • Por outro lado, o Sudeste tem a menor quantidade de trabalhadores nesse modelo (72,5%), mas lidera quando se trata de trabalho remoto e híbrido, com 8% e 19% respectivamente.

 

Quando analisamos por faixa etária:

  • O trabalho presencial é mais comum entre os trabalhadores com mais de 35 anos.
  • Entre os profissionais com até 34 anos, 72% vão para a empresa todos os dias, enquanto entre os mais velhos esse percentual sobe para 82%.
  • O home office, por sua vez, é praticado por 5% dos profissionais acima de 35 anos e por 9% dos trabalhadores abaixo dessa faixa etária.

 

Conheça a HZ coworking space

O uso do coworking faz diferença na rotina da sua empresa, independentemente do modelo de trabalho escolhido, seja presencial ou híbrido. Por isso, convidamos você a conhecer a HZ coworking space em Florianópolis. Com uma variedade de espaços de trabalho projetados com o conceito build-to-suit para atender às suas necessidades, a HZ é o ambiente ideal para sua jornada de trabalho híbrido.

Venha nos visitar e descubra como podemos apoiar você e sua equipe a prosperar neste novo mundo do trabalho.



Nenhum comentário

Comentar