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5 dicas para transformar negócios por necessidade em negócios de oportunidade

A pandemia levou muitos brasileiros a virarem sua vida profissional do avesso, trocando o emprego pelo empreendedorismo por necessidade. Mas é hora de transformar o negócio em uma grande oportunidade.

A pesquisa Global Entrepreneurship Monitor (GEM) 2020, realizada no Brasil pelo Sebrae em parceria com o Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade (IBPQ), mostrou que a taxa de empreendedorismo por necessidade, que era de 37,5%, passou para 50,4%. O levantamento indicou ainda que a carência de emprego foi a motivação para 82% dos novos empreendedores abrirem o próprio negócio em busca de renda.

Os números podem desanimar, mas o fato é que virar empreendedor por necessidade não faz de você um empreendedor pior que aquele que se prepara para ser dono do próprio negócio. O segredo é estar atento a alguns aspectos, incluindo as atitudes empreendedoras, que ajudam a tornar o negócio uma oportunidade e não um “quebra-galho”. Ou seja, é possível um negócio aberto por causa de uma crise não só virar uma oportunidade, mas também ter vida longa e até chance de crescer.

Para isso, listamos a seguir 5 dicas para transformar negócios por necessidade em negócios de oportunidade. Confira.

1 – Procure empreender numa área sobre a qual tenha conhecimento e que já possua competências e habilidades para atuar. Fica muito difícil começar um negócio do zero sem qualquer vínculo anterior nem que seja por hobby. De qualquer modo, é importante incrementar a formação para gerenciar o negócio.

2 – As oportunidades surgem da observação do mercado – incluindo possíveis concorrentes para entender o que fazem e como fazem. Este precisa ser um hábito constante na rotina do empreendedor para que possa sempre atender necessidades por serviços e produtos do seu público-alvo.

3 – O crescimento do negócio está diretamente ligado a forma como ele é administrado. Mantenha o foco na gestão do dia a dia, mas especialmente no planejamento financeiro. Fique “craque” em fluxo de caixa e tome medidas relativamente simples como não usar a conta bancária pessoal para recebimentos da empresa.

4 – Se o negócio foi aberto da noite para o dia, no “susto”, como se diz, é preciso colocá-lo nos eixos. Isso significa investir tempo na elaboração de um planejamento que aponta as ações para garantir a sobrevivência e o crescimento da empresa. Busque apoio, ferramentas como o Canvas, além de muita informação estratégica sobre o mercado em que atua.

5 – Por fim, em todas as etapas citada acima, tenha sempre em mente a importância de trabalha com um público-alvo bem definido. Quem está disposto a pagar pelo produto ou serviço oferecido por você? O recomendado é focar em nichos e públicos específicos.

HZ apoia empreendedores

Ao longo de sua trajetória a HZ tem se especializado no atendimento das necessidades essenciais de empreendedores. E está à disposição para desde os primeiros passos na formalização da empresa até a oferta de espaços para trabalho (coworking e salas privativas) e reuniões e eventos, contribuindo tanto com negócios em início de jornada quanto com aqueles que precisam rever suas prioridades e abrir de sedes próprias – como vem ocorrendo por causa da pandemia, por exemplo.

É empreendedor ou planeja abrir o próprio negócio? Entre em contato com a HZ e veja como podemos ajudá-lo.

 

Com informações da Agência Sebrae

 



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