vantagem competitiva

Vantagem competitiva: como o coworking ajuda o negócio a se diferenciar da concorrência

O conceito de vantagem competitiva diz que é tudo aquilo que um negócio tem e pode usar para se diferenciar e estar à frente da concorrência.

vantagem competitiva

Em geral, a vantagem competitiva está relacionada às características do produto ou serviço, localização, prazo e forma de entrega, mas principalmente com menores custos. E é aí que o uso do coworking entra como grande aliado do negócio.

Processos, rotinas e custos revistos

A pandemia do coronavírus obrigou empresas e profissionais liberais a reverem seus processos, rotinas e custos. Em alguns casos até como medida de preservação do negócio e não necessariamente pensando em expansão e crescimento no número de clientes e faturamento.

Nesse cenário, a redução dos custos fixos tornou-se obrigatória não só para ter uma vantagem competitiva, mas também para que as margens de lucro não fossem afetadas pelos reflexos econômicos da Covid-19 (leia-se: perda de clientes). Afinal, com menores custos fixos a negociação para renovação de contratos ou para conquistar novo clientes tende a ganhar maior flexibilidade.

Tendências consolidadas

A migração para os coworkings foi uma medida de redução de custos fixos com aluguel e manutenção de sedes próprias para focar os investimentos no que é o foco central do negócio – que, na maioria das empresas, não é manter uma sede repleta de luxo e ostentação.

Com menos custos fixos, muitos negócios puderam abrir uma vantagem competitiva frente aos concorrentes. Em alguns casos, trocar a sede pelo coworking foi uma forma de manter a competitividade que já havia.

Não por acaso, tendências como o Anywhere Office e o trabalho híbrido ganharam destaque ao longo de 2020, tendo o coworking como principal opção.

Quem quis manter a produtividade em alta adotou o trabalho remoto total ou parcial e investiu em espaços compartilhados para garantir a qualidade na execução das tarefas com ambiente adequado e internet de alta velocidade, diferente da banda larga residencial.

Próximo passo para a vantagem competitiva

Você pode estar pensando: “Mas se a maioria dos negócios estão seguindo a tendência e rumando para o coworking, isso não deixaria de ser uma vantagem competitiva?”. A resposta é não porque optar por reduzir custos fixos deixa o caixa com recursos para investimentos em ações que podem tornar o negócio ainda mais competitivo.

Sobra dinheiro para investir, por exemplo, em maior presença digital, com produção de conteúdo para tornar o negócio mais conhecido e encontrável (via pesquisa no Google) do que os concorrentes e atrair potenciais clientes. Investir em ferramentas que tornem o trabalho mais produtivo e até na contratação de novos colaboradores são outros pontos que ajudam a criar vantagens competitivas.

Ou seja, na busca pela vantagem competitiva, o primeiro passo é reduzir custos fixos, começando pela troca dos gastos com a sede própria pelo plano mensal de um coworking, com a opção de contratar salas privativas. É o que abre o caminho para o negócio manter ou criar sua vantagem competitiva e se diferenciar da concorrência.

Seja competitivo com a HZ. Confira nossos planos de coworking e salas privativas.



Nenhum comentário

Comentar