Coworking em expansão: mercado indica crescimento no uso dos espaços compartilhados

As mudanças na rotina de trabalho forçadas pela pandemia do coronavírus colocaram o coworking como uma opção estratégica para as empresas. Agora, conforme a vacinação avança e os casos de Covid-19 diminuem, o uso de espaços compartilhados se consolida mais uma vez, apresenta alta e indica uma expansão do mercado.

É o que aponta reportagem da Pequenas Empresas, Grandes Negócios. Confira os principais destaques.

Novos usuários

Em 2020, a partir do momento em que os coworkings retomaram as atividades após período fechados, o mercado identificou uma mudança no perfil do usuário interessados no custo-benefício e na flexibilidade. O setor de tecnologia, que sempre demonstrou preferência pelo coworking, viu os espaços compartilhados serem preenchidos também por empresas de setores tradicionais como bancos, fundos de investimento, indústria farmacêutica e escritórios de advocacia de grande porte.

Reinvenção de espaços

A chegada de novos públicos fez com que o mercado de coworking adotasse medidas práticas como a adaptação de espaços para reuniões, por exemplo, a fim de seguir protocolos sanitários e evitar aglomerações. Em alguns casos, áreas de convivência, lounge e até terraços tornaram-se pontos de encontro das equipes de trabalho com o correto distanciamento social.

Investimentos

A reportagem da PEGN também identificou uma perspectiva de investimentos no mercado de coworking visando a expansão dos espaços para atender os novos usuários. Isso inclui também a abertura de novas unidades para suprir demandas específicas como a de empresas de grande porte que adotaram uma rotina de trabalho híbrido, mas com 30% a 40% da equipe trabalhando junta em um coworking.

Benefícios do coworking

Os entrevistados pela reportagem apontam que os benefícios do coworking são os responsáveis pelo interesse das empresas de segmentos que até então não eram usuários de espaços compartilhados. Há o custo-benefício, mas também a tendência de seguir empresas inovadoras, como as startups, e que na busca pelos melhores profissionais usam o trabalho remoto com uso do coworking como selo de modernidade e atrativo para contratação.

Pensando em adotar o coworking na sua empresa? Venha para a HZ!

A opção de tornar permanente a rotina de trabalho à distância não pode ficar restrita ao uso do home office por parte dos funcionários. Há muito mais contra do prós nessa decisão – desde questões de produtividade até possíveis dores de cabeça com problemas trabalhistas.

Por isso, considere adotar o coworking como base para o trabalho à distância da sua empresa. Além de proporcionar gastos menores que os de manutenção de uma sala própria, a escolha do coworking passa também pela localização, infraestrutura (mobiliário, iluminação e internet de alta velocidade) e variedade de espaços (incluindo ambientes com privacidade). A HZ tem tudo isso!

Solicite nossos planos ou venha nos visitar na avenida Rio Branco, no Centro de Florianópolis, para conhecer as opções de espaços para empreendedores e para equipes.

Leia a reportagem da PEGN.

Crédito de foto: Pessoas foto criado por cookie_studio – br.freepik.com



Nenhum comentário

Comentar