Anywhere office: O que é e quais as vantagens e benefícios

O mundo do trabalho tem passado por mudanças. Rotinas foram alteradas, procedimentos revistos e até mesmo o local de trabalho, em muitas áreas, ficou em segundo plano, seguindo a cultura do Anywhere office.

anywhere office

Entenda o que é o Anywhere office

Basicamente, Anywhere office quer dizer que o trabalho pode ser realizado, de modo remoto, em qualquer lugar e não necessariamente no escritório da empresa. Mas isso não chega a ser novidade em negócios com representantes em várias cidades, você pode questionar. Sim, mas o que a ideia do Anywhere office traz de novo é que isso é adotado como uma estratégia e na sua própria cidade-sede.

As adaptações provocadas pela pandemia tem servido de experiência para as empresas avaliarem seus processos. E isso inclui também analisar se é necessário ou não a presença dos funcionários na empresa ou se o trabalho pode ser feito em qualquer lugar. É o caso do Twitter. A rede social efetivou um novo modelo de trabalho, liberando parte de seus funcionários de irem até o escritório da empresa para trabalhar. Podem adotar o Anywhere office e escolher onde realizarem suas tarefas.

Quando vale a pena aderir

A decisão de adotar o Anywhere office pode ser motivada por diferentes fatores. Em situações como a que provocada pela pandemia do novo coronavírus, por exemplo. Mas pode ser também por motivos estratégias. Dependendo do tipo de negócio, ter uma sede e uma rotina padrão, com a presença diária de todos os funcionários pode simplesmente deixar de fazer sentido.

Primeiro, pelo próprio custo de manutenção da estrutura. E segundo, por convicções sócio-ambientais da empresa. Ou seja, ao não obrigar os funcionários para trabalharem na sua sede, reduz o número de pessoas em deslocamento contribuindo para evitar problemas com mobilidade e poluição.

Há ainda o fator tempo. A produtividade pode crescer porque a equipe deixa de desperdiçar tempo se deslocando da casa para o trabalho e do trabalho para casa. Só isso, especialmente nas médias e grandes cidades, fará grande diferença na qualidade de vida, reduzindo o estresse gerado pelo trânsito, melhorando a alimentação e o sono.

Por isso, para saber se vale a pena aderir ao Anywhere office, a empresa deve fazer uma análise, considerar as características do negócio, bem como as rotinas e procedimentos, além da contribuição à sociedade de uma decisão como essa.

A partir disso, é importante também que a empresa revise e atualize todos os procedimentos de trabalho. Por isso, defina horários, escolha ferramentas de acompanhando de tarefas e projetos (como o Trello, por exemplo) e estabeleça com a equipe todas as regras para a execução do trabalho de modo remoto.

Coworking e Anywhere office

O trabalho em casa tem forte vínculo com a ideia do Anywhere office. Mas é o coworking que desponta como principal aliado das empresas que querem desapegar da sede própria e da rotina padrão de trabalho dos seus funcionários. Isso porque a infraestrutura dos espaços compartilhados oferece as condições ideias – e de modo profissional – para que as tarefas sejam executadas com qualidade e agilidade.

Reuniões remotas, por exemplo, como devem se tornar mais frequentes mesmo com o fim da pandemia, não podem depender da qualidade da internet de planos residenciais. Nem sempre a banda contratada é a que chega até o consumidor e isso torna difícil a participação em conversas com clientes e outros colegas via Skype, Zoom, Google Meet e outros serviços de chamadas online.

No coworking, como no caso da HZ, a qualidade da internet é prioridade até porque o uso, assim como o espaço de trabalho, também é compartilhado. Ou seja, o sinal da internet não pode falhar e precisa ter alta velocidade para que mais de um usuário possa utilizá-lo com eficiência, atendendo suas necessidades.

Mas além disso, o coworking dentro de uma estratégia de Anywhere office tem também o objetivo de servir de ponto de referência da empresa para diferentes agendas. Pode servir para reuniões da empresa como as de planejamento e as de finalização de projetos e propostas, mas também para encontros com clientes e potenciais clientes.

Desse modo, fica descartada a opção de improvisar com reuniões na casa do dono da empresa ou em cafés, praças de alimentação e outros estabelecimentos nem sempre adequados para conversas de negócio ou reuniões de equipe.

Quer saber mais sobre os espaços compartilhados da HZ?

 

 

 



2 Comments

Comentar