10 março 2021 Reflexo da pandemia: Um ano depois, o que mudou na rotina de trabalho?
Completamos neste mês de março de 2021 um ano desde a decretação da pandemia do coronavírus. E desde então o mundo do trabalho vem enfrentando desafios e também passou por muitas transformações na rotina e nas relações.
As empresas que conseguiram manter suas atividades se viram obrigadas a modificar seus processos. A maioria adotou o trabalho fora do escritório provisoriamente, mas em alguns casos, até pelo quadro irreversível da pandemia até aqui, a nova rotina se tornou permanente. Isso deu visibilidade para o conceito do Anywhere Office, onde o trabalho é feito em qualquer lugar, em casa ou num coworking.
Seguindo essa opção, algumas empresas tiraram todos do escritório, mas outras adotaram modelos flexíveis com rodízio entre as equipes, intercalando dias de trabalho presencial com dias de trabalho remoto. Ou então apenas os profissionais com cargos de liderança (diretores, gerentes e coordenadores) permaneceram trabalhando no escritório, reduzindo a circulação e a aglomeração de pessoas, para manter a dinâmica diária da gestão do negócio.
De todo o modo, como revelam pesquisas realizadas no decorrer da pandemia, tanto empresas quanto profissionais parecem satisfeitos em trabalhar sob uma nova rotina. E também dispostos a vencer desafios como manter a produtividade no dia a dia e a sinergia entre todas as áreas da empresa, mesmo à distância.
O papel do coworking na pandemia do coronavírus
A partir do momento que os coworkings puderam retomar suas atividades, com todos os cuidados, após um período de restrições por causa da pandemia, houve uma procura de empresas interessadas em usar espaços compartilhados em suas novas rotinas.
Isso ocorreu (e continua ocorrendo) porque as empresas avaliam que nem todos os funcionários podem executar suas tarefas em casa. Além das distrações que o home office pode provocar, um dos motivos principais é a qualidade da internet doméstica, aquém da que é necessária para o trabalho.
Há casos também que a opção do coworking se revela adequada para casos em que os trabalhos precisam ser feitos em duplas ou pequenos grupos (de 3 a 4 pessoas, por exemplo). A empresa tira o pessoal do escritório e os aloca no espaço compartilhado como forma de garantir a manutenção da rotina e das entregas.
Supere os desafios com o apoio da HZ
Historicamente, a HZ acompanha e produz posts sobre tendências referentes ao trabalho remoto, com especial atenção para o uso do coworking e outros espaços compartilhados como meio de redução de custos e aumento de competitividade. Com a pandemia e seus reflexos na economia, o blog reforçou o monitoramento sobre temas relacionados à rotina de trabalho e os reuniu em uma única página.
Para conferir, acesse: Tendências e mudanças na rotina de trabalho causadas pela pandemia
Precisa de novos espaços para sua empresa? Consulte a HZ e confira as opções de coworking e salas privativas.
Nenhum comentário