6 maio 2021 Coworking como solução para o retorno do trabalho presencial
O mundo dos negócios continua discutindo o futuro da rotina de trabalho diante dos reflexos e do prolongamento da pandemia do coronavírus. E entre as questões mais discutidas, além de aderir ou não ao trabalho remoto como modelo permanente, está quando e como retomar o trabalho presencial.
Mesmo que muitas empresas estejam satisfeitas com os resultados alcançados com os colaboradores trabalhando à distância, há quem veja necessidade de voltar a ter as equipes atuando lado a lado novamente. Apesar dos cuidados com a comunicação, há quem veja o distanciamento como um risco para a cultura e o clima organizacional.
Neste cenário, na perspectiva de retomada da rotina de trabalho presencial, uma pesquisa da consultoria de recrutamento Robert Walters revela que as empresas, temerosas com os reflexos do trabalho remoto na cultura corporativa, terão um desafio pela frente após a pandemia: conciliar seus interesses com o desejo da maioria dos trabalhadores de manter a rotina remota.
A solução, segundo a análise da Robert Walters, é a empresa adaptar suas rotinas e encontrar um meio termo, com maior flexibilidade, que passa pela adoção do coworking como espaço de trabalho. “É tudo uma questão de estar aberto a isso. O principal é garantir que os funcionários se sintam ouvidos e atendidos”, afirma François-Pierre Puech, country manager da Robert Walters Portugal. “Se as empresas o conseguirem fazer da melhor forma, o resto tomará conta de si mesmo”.
Por que usar o coworking?
Diferente do home office, os espaços de coworking, como os da HZ, possuem as condições ideais para as tarefas do dia a dia, com móveis e iluminação adequadas, além de internet de alta velocidade, diferente da chamada “internet doméstica”. Mesmo que a ida ao coworking não seja diária, traz vantagens tanto para a empresa quanto para o funcionário.
👉 Para as empresas, além da possibilidade de criar uma rotina presencial e reunir os times novamente, com os protocolos sanitários adequados, o coworking traz vantagens para o caixa, com a redução de custos com infraestrutura. No caso da HZ, além do chamado “mesão” com estações de trabalho, a empresa pode utilizar outros espaços compartilhados como salas privativas e salas de reunião.
👉 Para os colaboradores, trabalhar em um coworking e não em casa pode representar um ganho de produtividade, com maior concentração e melhores condições, como destacado acima, para a execução das tarefas. Além disso, a localização do coworking pode ser mais vantajosa, na comparação com o endereço da sede da empresa, representando economia de tempo e no bolso com deslocamento..
O futuro do seu negócio é aqui: conheça os espaços compartilhados da HZ.
Com informações do site Human Resources
Crédito de foto: drobotdean – br.freepik.com
Nenhum comentário