Pequenas e médias empresas: 4 tendências do mundo digital em 2019

As novidades na internet surgem e desaparecem com grande velocidade. Por isso, é importante sempre estar atento para o que está por vir e avaliar se a tendência se aplica ou não ao seu negócio. É o caso da lista de tendências do mundo digital para 2019, com foco nas pequenas e médias empresas, destacadas a seguir.

A lista de tendências do mundo digital é de autoria de João Paulo Gonçalves, especialista em tecnologia e CEO da Lista Mais, plataforma de busca de pequenas empresas e profissionais liberais locais, e foi publicada pelo site Empreendedor.

A base da lista é um estudo realizado pela consultoria Dimension Data indicando que em 2019 as empresas vão investir ainda mais em tecnologias como inteligência artificial, internet das coisas (IOT) e robótica. Também se aposta em investimentos em plataformas 100% digitais, e as experiências dos usuários e a análise de dados serão o foco do mercado.

A partir disso, Gonçalves listou as seguintes tendências do mundo digital, levando em consideração a oportunidade da PME alavancar vendas, fidelizar clientes e manter o seu posicionamento no ambiente digital:

Presença digital

Para João Paulo Gonçalves, as empresas que ainda não passaram pela transformação digital precisarão se adequar às novas plataformas digitais. Não é uma opção, mas uma obrigação para garantir a sobrevivência no mercado. Por isso, é recomendado o investimento em sites, produção de conteúdo e vídeos, o que ajuda a colocar a empresa nas primeiras posições nas páginas de buscas como o Google. Consequentemente, como avalia o especialista, isso acaba gerando um engajamento maior de potenciais clientes e diferenciando a marca dos concorrentes.

» Dica da HZ: Investimento em canais digitais (sites, blogs e redes sociais) e marketing digital.

Mudança da audiência para o vídeo

É importante observar o comportamento dos consumidores quando buscam informações na internet. Na avaliação de João Paulo Gonçalves, eles preferem assistir vídeos ao invés de ler conteúdos em texto. Com isso, a tendência indica que as empresas terão que investir no audiovisual, conforme as preferências dos públicos para que eles possam acessar as informações que precisam de forma rápida e simplificada.

» Dica da HZ: Invista em canal no YouTube, lives no Facebook e vídeos no Instagram Stories.

Utilização do mobile para negócios

Não é segredo que o uso de celular faz parte da rotina das pessoas. Pela praticidade e agilidade que oferecem, os smartphones se tornaram o principal meio de acesso à internet pelos brasileiros. Segundo Gonçalves, somente em 2017, 49% da população dependia dos aparelhos móveis para acessar a rede, segundo o relatório TIC Domicílios 2017 do Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (CETIC.Br), vinculado às Nações Unidas e ao Comitê Gestor da Internet no Brasil.

Por isso, não há como não desenvolver estratégias de marketing e vendas para plataformas mobile para atender as expectativas dos clientes. “As empresas devem investir no mobile, pois uma parcela grande dos consumidores fazem compras e localizam empresas pelo celular”, afirma Gonçalves. “Portanto, é importante garantir uma boa experiência para os potenciais clientes que já começam a gerar mais acessos aos sites pelo smartphone do que pelo desktop”.

» Dica da HZ: Estudo de responsividade do site para melhor desempenho na versão mobile.

Geolocalização

Outra das tendências do mundo digital para as pequenas e médias empresas diz respeito ao uso da geolocalização. Trata-se de um recurso que utiliza o GPS para identificar um determinado lugar via desktop ou mobile. Gonçalves diz que além de fornecer mais visibilidade e oportunidades para o negócio, esse mapeamento digital é muito útil para as buscas de produtos na internet porque permite que o usuário saiba o estoque de uma loja e qual é a unidade mais próxima para retirada da mercadoria.

O recurso ajuda a dar mais visibilidade das empresas locais. “As empresas que investem em geolocalização conseguem atrair mais clientes como mostrou um estudo do Google”, diz Gonçalves. “Pelos dados levantados, em torno de 30% das visitas em sites geram presença em lojas físicas e também houve um aumento de três vezes mais pesquisas por termos como lojas próximas, onde comprar e próximo a mim”, conclui.

» Dica da HZ: Atualizar informações sobre a empresa no Google Negócios.



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