foco e concetração

Foco e concentração: bons motivos para usar o coworking

O uso do coworking se justifica por diferentes motivos entre os quais o custo-benefício – para empresas e profissionais liberais – e a infraestrutura oferecida. Mas também a busca por foco e concentração pode ser citada como uma boa razão para trocar o home office pelo espaço compartilhado.

foco e concetração

Quem trabalha em casa sabe muito bem do que estamos falando. Por melhor que seja a condição do escritório caseiro, há muitos estímulos para deixar uma tarefa para depois ou bloquear a criatividade na solução de um problema – como a finalização de um projeto ou a redação de um artigo.

Por isso, muitos profissionais migram pelo coworking pela necessidade de serem mais produtivos. E isso é possível de conquistar com a simples mudança de ambiente, trocando o home office por um espaço onde não há distrações, apenas o objetivo de cumprir as demandas profissionais.

Pensando nisso, listamos a seguir dicas para quem busca o coworking para estar mais focado e concentrado na execução de suas tarefas.

5 dicas para ser mais focado e concentrado no coworking

☑️ Organize o espaço – Ao chegar na sua estação de trabalho, ligue seu notebook e organize o espaço ao redor com tudo o que precisa para executar suas tarefas. Precisa de bloco de anotações, caneta, algum material de referência, cabo do notebook? Já deixe sobre a mesa. Isso serve de ponto de partida para uma jornada focada, que dispensa parar o que estiver fazendo para pegar uma caneta na mochila, por exemplo.

☑️ Sinta-se confortável – A postura é um item importante para quem busca concentração. Por isso, ajuste a posição e a altura da cadeira, assim como a distância entre você e notebook. O uso de apoio para os pés também é importante. Tudo isso, esteja certo, fará o trabalho fluir como muito mais agilidade, sem incômodos para atrapalhar seu processo criativo.

☑️ Revise as tarefas – É importante chegar ao coworking já sabendo o que precisa fazer. Mas antes de colocar a mão na massa, revise as tarefas, especialmente para definir qual será sua prioridade. Avalie o grau de dificuldade e o grau de facilidade de conclusão de cada uma. Se a sua lista é grande, cada tarefa concluída é um incentivo para que as demais – inclusive as mais complicadas e “bloqueadas” – tenha o mesmo caminho.

☑️ Menos abas abertas – Se precisa da internet para executar suas tarefas, seja ao menos seletivo em relação às abas que ficarão abertas no navegador. Às vezes nem o Gmail precisa ficar ali, redes sociais muito menos. Deixe aberto somente o que é realmente necessário para servir de fonte de pesquisa de dados, por exemplo, ou a plataforma em que precisa executar a tarefa.

☑️ Desative as notificações – Assim como no caso das abas no navegador, para ter foco e concentração é preciso atenção especial para as notificações no smartphone. Não é o caso de desligar o aparelho, mas é importante não ser interrompido pelo som ou pela vibração de uma nova notificação de rede social ou de aplicativos de mensagem como o WhatsApp. É uma distração desnecessária.

Dicas bônus

Além das dicas acima, avalie trabalhar ouvindo música. Uma boa playlist no Spotify pode ser uma “companhia” importante para quem busca foco e concentração. Há muitas playlists prontas no serviço de streaming para os momentos de trabalho, mas pensa em montar a sua. Uma dica é recorrer a trilhas sonoras de filmes que tenham alguma significado para você por contar uma história de superação, com a clássica jornada do herói, em que o personagem passa por dificuldades, provações, mas dá a volta por cima e alcança seu objetivo. Que tal?

E quando estiver no coworking, mantenha o foco também na sua saúde: tome água (nunca é demais), faça pausas (para descanso e inspiração) e celebre as tarefas concluídas (com um post nas redes sociais, por exemplo, mostrando seu trabalho para servir de motivação).

Venha ser mais produtivo nos espaços compartilhados da HZ. Confira as opções e os planos disponíveis para você e sua empresa.



Nenhum comentário

Comentar