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Pesquisa destaca importância da formalização para pequenos negócios

Em pesquisa junto a 10 mil empreendedores de todo o Brasil, o Sebrae registrou o quanto a formalização é importante para a maioria dos donos de pequenos negócios. Para 77% dos entrevistados, obter um CNPJ foi a decisão que trouxe vantagens, como por exemplo, assegurar melhores condições no momento de compra junto aos fornecedores.

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Fazer o registro da empresa também é considerado essencial por 70% dos empreendedores ouvidos pelo Sebrae porque o empreendimento é sua principal e única fonte de renda. Outros 70% afirmaram ainda que a formalização do negócio possibilitou um maior ganho financeiro por conta do fato de que, muitas vezes, a compra de produtos ou a contratação de serviços ocorre apenas de Pessoas Jurídicas – caso dos negócios feitos com órgãos públicos, por exemplo.

Nos últimos anos, o processo de abertura vem se tornando mais ágil e prático. Para o registro, por exemplo, o empreendedor pode optar pela contratação do serviço de Endereço Fiscal, como o oferecido pela HZ coworking spaces, que é usado em toda a documentação oficial do novo negócio, incluindo o Contrato Social a ser registrado na Junta Comercial. É uma opção que reduz custos e evita que o empreendedor atrase a formalização porque não tem sede própria e não deseja usar o endereço residencial para o registro.

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A certificação digital também tem contribuído para facilitar a vida do novo empreendedor. A própria Junta Comercial, como no caso de Santa Catarina, já funciona de “modo digital” com todos os trâmites ocorrendo em ambiente virtual e dispensando deslocamentos até a sede do órgão. E por isso, o uso de Certificado Digital é obrigatório. Com a assessoria contábil especializada e a contratação de certificados digitais para a empresa (e-CNPJ) e para os sócios (e-CPF), fica tudo mais fácil para tirar uma ideia do papel.

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Outros dados relevantes da pesquisa Sebrae

Além do destaque para formalização do negócio, a pesquisa Sebrae também destacou alguns dos desafios enfrentados pelos empreendedores de pequeno porte.

📊 24% avaliam a dificuldade de conquistar a clientela como maior desafio;

📊 17% reclamam da carga tributária;

📊 52% desejam maior qualificação nas áreas de controle e gestão financeira;

📊 44% ainda não sabem usar as redes sociais;

📊 31% já deixaram de pagar algum tipo de imposto;

📊 31% já buscaram e conseguiram empréstimo;

📊 18% começaram a empreender por necessidade;

📊 50% estão no negócio por ter tido conhecimento ou experiência.

 

Com informações da Agência Sebrae



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