3 dicas para elevar a motivação da equipe no trabalho híbrido

Além de decidir qual o modelo de trabalho ideal, a empresa precisa avaliar também as ações que deverão ajudar a manter a motivação da equipe sem alta. O assunto já é pauta de especialistas.

Em artigo publicado no site Inc., a consultora Helen Kupp, coautora do livro “How The Future Works” (“Como o Futuro Funciona”), apresenta três dicas essenciais para as empresas lideram com o trabalho híbrido, com trabalho remoto e encontros presenciais, sem prejuízos à rotina.

O artigo tem como base uma pesquisa feita por ela na plataforma de gestão de rotina Slack, que em dois anos ouviu 10 mil trabalhadores. Confira as dicas.

Diferença entre fundamentos e princípios

Diante do interesse dos colaboradores pela maior flexibilidade (79%, segundo a pesquisa no Slack), a consultora sugere como prioridade equilibrar os desejos da equipe com as necessidades da empresa. E isso pode ser feito estabelecendo com clareza quais são os fundamentos e quais são os princípios relacionados à rotina flexível da empresa e como os gestores acreditam que devem ser encarados no dia a dia.

Os princípios são ações baseadas nos valores da empresa, enquanto os fundamentos são um conjunto de diretrizes para garantir comportamentos alinhados com os princípios. A soma dos dois, segundo Kupp, deixa as pessoas mais livres para desenvolverem suas rotinas sem fugir das diretrizes estabelecidas.

Tempo mais importante que lugar

Também relacionado ao desejo de uma rotina mais flexível, a consultora defende em seu artigo que o mais importante não é onde, mas sim quando o colaborador trabalha. Segundo a pesquisa no Slack, 94% querem flexibilidade de horários numa rotina de trabalho híbrido.

Esse tema, no entanto, ainda encontra resistência entre os gestores, mas Kupp diz que as empresas podem permitir que os funcionários decidam entre si como trabalhar em equipe mesmo em horários diferentes.

Onsite é o novo offsite

Em seu artigo, Helen Kupp defende a tese que a socialização entre os colaboradores é uma das principais dificuldades surgidas a partir da adoção do trabalho híbrido e do trabalho remoto.

Um dos focos do problema são as reuniões online, que para Kupp, na configuração da rotina à distância, acabam se tornando impessoais.

Uma dica de Kupp para resolver o problema é reunir a equipe e fomentar a socialização. Pode ser na sede da empresa ou em um coworking, desde que a empresa permita que o time escolha se reunir periodicamente para discutir ideias ou simplesmente trabalhar em conjunto.

Quer atender as expectativas da sua equipe e adotar o modelo híbrido à rotina de trabalho? Conheça os espaços da HZ para os encontros presenciais e como alternativa ao home office. Estamos no Centro de Florianópolis esperando pela sua visita!



Nenhum comentário

Comentar