perfil colaborador ideal

7 características para identificar o colaborador ideal para uma rotina de trabalho híbrido

Com a adesão cada vez maior ao modelo de trabalho híbrido, as empresas precisam agora também refinar a busca por seus colaboradores para encontrar os que mais de adequam à rotina que alternar trabalho remoto e trabalho presencial. Será que todos estão prontos?

perfil colaborador ideal

Como você tem lido, a HZ tem acompanhado de perto as mudanças nas rotinas das empresas e tem atendido clientes que nos últimos anos adotaram o trabalho híbrido e usam nossos espaços para os encontros presenciais da equipe. Por isso, fomos em busca da resposta para a pergunta acima. O resultado você confere a seguir com as características mais importantes para identificar o perfil ideal do colaborador para essa para uma rotina de trabalho híbrido.

Vamos lá?

1. Adaptabilidade

O trabalho híbrido exige que os colaboradores se adaptem às mudanças constantes, sejam elas de ambiente, de equipe ou de ferramentas de trabalho. Portanto, um candidato que se destaque por sua capacidade de adaptação e flexibilidade é um forte candidato a se encaixar perfeitamente nesse modelo.

2. Autogestão

Com o trabalho remoto, é fundamental que o colaborador saiba gerenciar seu tempo e prioridades de forma independente. A empresa deve buscar candidatos que possuam habilidades para tomar decisões, resolver se autogerenciar sem a necessidade de supervisão constante. Afinal, a autogestão é um dos pilares que sustentam o sucesso do modelo híbrido de trabalho.

3. Comunicação eficaz

A comunicação é a chave para o bom funcionamento de qualquer equipe, especialmente em um ambiente híbrido, onde as interações podem ser tanto presenciais quanto virtuais. Um colaborador ideal para esse modelo deve ser capaz de se comunicar de forma clara, concisa e assertiva, independentemente do canal utilizado.

4. Domínio das ferramentas digitais

Um colaborador apto para o modelo híbrido precisa estar familiarizado com as ferramentas digitais e tecnologias usadas no dia a dia do trabalho. Isso inclui aplicativos de videoconferência, gerenciamento de projetos, compartilhamento de arquivos e colaboração em tempo real, entre outros. Essa habilidade é fundamental para garantir a produtividade e a eficiência na rotina de trabalho híbrido.

5. Habilidade para trabalhar em equipe

Mesmo que o trabalho remoto permita maior autonomia e independência, o colaborador ideal para o modelo híbrido deve saber trabalhar em equipe, contribuindo com ideias, compartilhando responsabilidades e apoiando seus colegas, seja presencialmente ou à distância.

6. Proatividade

Um colaborador que se encaixa bem no modelo híbrido de trabalho é aquele que possui iniciativa e está sempre em busca de melhorias e soluções. A empresa deve valorizar candidatos que demonstrem proatividade, antecipando-se aos desafios e aproveitando oportunidades para se destacar.

7. Equilíbrio emocional

Por último, mas não menos importante, o equilíbrio emocional é fundamental para enfrentar as incertezas e oscilações inerentes ao trabalho híbrido. Um colaborador emocionalmente equilibrado saberá lidar com os desafios e manter a motivação, mesmo diante de situações adversas.

Trabalho híbrido com a HZ

A HZ está à disposição das empresas que já adotam ou pretendem adotar o modelo de trabalho híbrido. Nossa localização no Centro de Florianópolis é privilegiada e contamos com a infraestrutura ideal para você fazer da rotina de sua equipe de colaboradores um sucesso. Além disso, trabalhamos com o conceito de Build-to-suit, adequando os nossos espaços às necessidade do seu negócio.

Venha para a HZ! Entre em contato e confira nossas opções de salas de trabalho e de reuniões.



Nenhum comentário

Comentar