7 janeiro 2021 Rotina flexível e híbrida é destaque entre tendências no mercado de trabalho
Ainda é cedo para prever como será 2021 depois de tudo o que se vivenciou em 2020. Mas, uma das certezas é de que o mercado de trabalho seguirá passando por mudanças e consolidando tendências. A rotina flexível e híbrida é a principal delas.
Com a pandemia do coronavírus, as empresas reviram seus processos e como medida de prevenção adotaram a flexibilidade na rotina de trabalho como uma de suas principais estratégias. O anywhere office, com uso do home office e do coworking, passou a ser parte do dia a dia das empresas e algumas, como é o caso da gigante Vale, decidiram investir e seguir com seus funcionários atuando de modo flexível e híbrido, em casa e em espaços compartilhados.
No ano de 2020, o mercado de trabalho e de contratações sofreu grandes mudanças e ensinou importantes lições para profissionais e para as organizações. De um lado, tínhamos a adaptação dos contratados ao lidar com um cenário mais flexível e remoto, enquanto que do outro, as empresas precisaram se adaptar ao mundo do digital e as novas rotinas de trabalho.
“O ano de 2020 foi desafiador e trouxe inúmeras transformações. Mas, apesar disso, ele veio para nos lembrar que é durante as crises que aprendemos e evoluímos”, afirma Denise Asnis, especialista em Recursos Humanos e fundadora da Taqe, plataforma de recrutamento e seleção digital. Para ela, a rotina de trabalho mais flexível trouxe uma nova visão para o mercado e as empresas puderam criar ações mais estratégicas, alinhadas com seus valores e objetivos.
Sobre a rotina híbrida como uma das tendências em destaque do mercado de trabalho em 2021, a especialista diz que o modelo anywhere office, além da flexibilidade, também impactou no modelo de contratação, pois permite que as organizações contratem pessoas de diferentes partes do país e do mundo e faça isso de forma 100% digital.
“Essas mudanças foram ótimas pois impactaram positivamente nas rotinas de trabalho”, afirma Denise. De um lado, diz ela, “os profissionais conseguiram ter mais flexibilidade e independência, e de outro, as empresas puderam se conectar com pessoas de diferentes regiões e assim, trazer mais diversidade para o time”.
Outras tendências para 2021
Além da rotina flexível e híbrida, a reportagem destaca ainda as seguintes tendências para o mercado de trabalho e de contratações:
- Processos seletivos focados em diversidade, inclusão e soft skills;
- Novas estratégias para a retenção de funcionários;
- Transição de carreiras para a área de tecnologia;
- A construção da marca empregadora e os processos seletivos.
Leia a reportagem completa sobre as tendências para 2021.
Nenhum comentário