Marketing digital: Primeiros passos para colocar em prática no seu negócio

Os consumidores e clientes em potencial contam com um leque inimaginável de ofertas e opções, acesso a todos os tipos de produtos e serviços existentes no mercado. Tudo através da internet. A pergunta que você, empreendedor, deve estar se fazendo é “como me destacar no meu segmento?”. O marketing digital é a resposta para esse questionamento.

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Você acreditou numa ideia, investiu seus recursos, tempo e esforços para abrir uma empresa, vem procurando se posicionar no mercado com o novo empreendimento, mas ainda espera ser “descoberto” por novos clientes. Esse é um cenário bastante comum para aqueles que estão começando um novo negócio.

Para aproveitar as oportunidades que surgem pela internet – e acredite, são milhares – é necessário focar em algumas ações que possam fazer diferença para o sucesso de seu negócio. O objetivo do marketing digital nada mais é do que criar uma estratégia eficiente para atrair e se relacionar com sua sua audiência. Depois disso, conduzi-los para a compra de seu produto ou serviço.

Quem está começando pode se perguntar se vale a pena investir em marketing digital, se não é caro para pequenos negócios . A resposta é bem simples: sua empresa DEVE focar no marketing digital. Mesmo com baixo investimento é possível realizar ações efetivas que podem trazer mais visitantes para o site e consequentemente, auxiliar na conversão desses visitantes em clientes.

As técnicas vêm sendo utilizadas por profissionais e empresas de praticamente todos os segmentos, independentemente do porte. A estratégia é fundamental tanto para quem busca se oferecer ao mercado como um palestrante, como para uma ONG que busca aumentar as doações e parcerias. Para se ter uma ideia de como o marketing digital avança, o RD Summit, evento realizado em Florianópolis para apresentar e debater as tendências do mercado, reuniu quase 10  mil participantes durante o último mês de outubro.

Marketing Digital na sua empresa

Você já tomou todas as providências legais para abrir sua empresa. Consultou o contador, definiu enquadramento tributário e todas as questões como endereço comercial ou fiscal e está pronto para buscar clientes. É hora então de avaliar como o marketing digital pode transformar seu negócio.

O primeiro passo é construir uma posição de “autoridade” no mercado. Você deve transmitir conhecimento sobre a área que atua, citando os problemas dos clientes em potencial e destacando que sabe resolvê-los. Mas, lembre-se, este conteúdo não é para enaltecer sua empresa. Deve focar nas necessidades, desafios e objeções do seu público, e desta forma terá relevância para ele. Atuando de forma estratégica, seu negócio estará atingindo o público-alvo de uma forma mais direta, o que significa economia para chegar a novos nichos e mercados.

Um dos principais quesitos para investir no marketing digital é a disciplina. O trabalho precisa ser consistente e o conteúdo disponibilizado aos seus clientes, relevante. Não adianta apenas oferecer a um potencial cliente um material que explique detalhadamente seus problemas. É necessário também demonstrar que você sabe solucioná-los. E tenha paciência: a construção de uma reputação e o ganho de um público fiel não acontecem da noite para o dia.

Confira cinco ações fundamentais dentro do Marketing Digital

Atrair visitantes qualificados

É o primeiro passo: conseguir tráfego de qualidade para seu site ou blog. Mas se engana quem pensa que esta é uma tarefa fácil. O empreendedor precisa produzir conteúdo de qualidade e investir em mídia nesta etapa.

Converter potenciais clientes em leads

No mundo virtual, o cadastro dos usuários é uma importante “moeda”. Quando demonstram interesse no negócio, os visitantes se tornam leads, as chamadas oportunidades de negócios. Mas para a geração de leads é preciso uma boa oferta, algo de valor deve ser oferecido em troca dos dados de contato através de uma página específica.

Relacionar-se com o público

Após obter uma base de leads conquistados através de sua oferta, chegou o momento de se relacionar com os clientes. Nesta etapa podem ser utilizadas ações de e-mail marketing e redes sociais como forma de aproximar esses contatos da uma possível compra.

Vender

A etapa mais aguardada para o empreendedor. Neste cenário, é importante que sua ação seja a de um consultor, ou seja, procurar auxiliar o lead/cliente a enxergar seu problema e buscar uma solução de acordo com o produto ou serviço que sua empresa oferece.

Analisar dados para melhorar a performance

Quem disse que a venda é a última etapa? Após a conclusão é o momento de mensurar os resultados – essa é uma das grandes vantagens do marketing digital. Analisando o número de visitantes, leads gerados e vendas conquistadas, é possível analisar de forma clara e eficiente o quanto as ações de marketing digital estão trazendo de retorno para o empreendimento.

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