4 abril 2019 Quem são os jovens empreendedores brasileiros
A ideia de ser dono do próprio negócio surge bem cedo na vida do jovem empreendedor brasileiro. Antes de completar 18 anos, um em cada três empresários já pensava em empreender.
Esse desejo de abrir o próprio negócio dos jovens brasileiros foi identificado em levantamento feito pelo Sebrae com 2.132 empreendedores, de todas as idades, de todo o país e que buscou traçar, pela primeira vez, o perfil do jovem empreendedor brasileiro. Além de identificar o surgimento precoce da ideia de empreender (32% dos entrevistados), a pesquisa mostra ainda que quando considerado apenas o grupo de empresários com até 24 anos, 80% já haviam cogitado se tornar um empreendedor antes dos 18 anos. Confira outros destaques da pesquisa.
No grupo das Empresas de Pequeno Porte (EPP), 42% dos empresários cogitaram empreender antes dos 18 anos. O resultado foi 51% maior que entre os MEI (Microempreendedores Individuais), em que apenas 28% cogitaram empreender antes dos 18 anos. Os jovens empresários tendem a ser mais inovadores, sendo que para 16% dos donos de negócios com até 24 anos as tecnologias, recursos e ferramentas disponibilizadas pelas suas empresas surgiram a menos de 1 ano.
A importância do conhecimento para empreendedores
A pesquisa do Sebrae para identificar o perfil do jovem empreendedor brasileiro também quis saber aspectos relacionados à formação. O resultado mostrou que entre os empresários com maior escolaridade (superior ou mais), foi maior a proporção dos que cogitaram ser um empreendedor antes dos 18 anos. Do total dos entrevistados, 39% dos empresários possuem nível superior, 30% nível médio e 18% nível fundamental.
Sobre a realização de cursos após abrir o próprio negócio, os empreendedores mais jovens fizeram mais em comparação aos mais velhos, totalizando 47% dos empresários até 24 anos e 50% dos com idade entre 25 e 34 anos. Os mais velhos (com mais de 35 anos) somaram 34% na pesquisa.
Serviços para quem deseja empreender
Independentemente da idade, empreender é um desafio. E para dar conta de vencer a jornada de abrir e manter o próprio negócio é importante contar com o suporte de serviços que ajudam especialmente a concretizar a ideia de empreender. É o que faz a HZ com seu menu de serviços que podem servir de apoio também para os jovens empreendedores que precisa de um local para trabalhar (escritório virtual e coworking) ou de informação legal para o registro da empresa (endereço fiscal). Mas não fica por aí. A HZ pode ajudar também com questões burocráticas (Certificado Digital) e de espaço adequado para eventos maiores com clientes e de prospecção.
Nenhum comentário