O que os donos de pequenos negócios pensam sobre o futuro

Mais de 95% de empreendedores de pequenos negócios acredita que o Brasil vai voltar a crescer mais, enquanto que 66% avaliam que a economia vem dando sinais de recuperação. É o que indica a Sondagem Conjuntural dos Pequenos Negócios, feita pelo Sebrae com 2.992 Microempreendedores Individuais (MEI), empresários de Micro e Pequenas Empresas (ME) e de Empresas de Pequeno Porte (EPP), entre 26 de novembro e 4 de dezembro.

pequenos negócios

Na comparação com a edição anterior da Sondagem, realizada em setembro de 2018, os índices de otimismo nos pequenos negócios quanto à economia melhoraram. Naquela edição, 37,4% dos empresários acreditavam que haveria um crescimento, enquanto que na pesquisa atual 79,5% acreditam na melhora da economia. Os que avaliam que a situação permanecerá como está são 12,9%, enquanto 4,9% dizem acreditar em uma piora.

O estudo também mostra que mais de 77% acreditam que o faturamento de suas empresas vai melhorar. De outra parte, 16,8% acham que o faturamento vai permanecer como está e apenas 3,3% dos entrevistados se disseram pessimistas quanto a isso. Em relação à Sondagem de setembro o índice cresceu mais de 32 pontos percentuais.

Sobre a geração de empregos, o levantamento do Sebrae mostrou que 37,7% dos donos de pequenos negócios não pretendem contratar nem demitir em 2019. Porém, 32,4% afirmam que vão abrir vagas, o que representa 12 pontos percentuais a mais que o registrado em setembro. Apenas 2,8% pensam em dispensar funcionários, um terço do índice identificado na pesquisa anterior.

Além de saber o que pensam os empreendedores sobre a economia, a Sondagem Conjuntural dos Pequenos Negócios também aponta que 78,5% dos micro e pequenos empresários acreditam que as perspectivas gerais para a empresa irão melhorar. O índice teve cresceu 29 pontos percentuais em relação a setembro. Entre os entrevistados, o percentual entre aqueles que avaliam que a situação vai continuar estável caiu de 37,1% para 17,3%.

Você está otimista com a economia e com seu negócio? Compartilhe sua opinião com a HZ escritório virtual.



Nenhum comentário

Comentar