trabalhar em coworking

Por que fui trabalhar em coworking?

por Alexandre Gonçalves ,
jornalista, criador e gestor de conteúdo e produtos digitais, editor da newsletter agenteGPT
@agenteinforma

A escolha por trabalhar em coworking pode ter diferentes motivações. No meu caso, como jornalista, criador e editor de sites e conteúdo, a opção tem a ver com o tipo de demanda que preciso atender e que pede uma mudança de ambiente para ter mais foco e maior concentração.

trabalhar em coworking
Desde 2015 que trabalho a maior parte do tempo em home office no planejamento e na produção de conteúdo para clientes de agências digitais e na atualização de sites e portais de notícias, blogs e redes sociais. Muitas das tarefas que executo são mais “mecânicas”, parte de uma rotina pré-estabelecida de produção e edição. Mas outras pedem mais esforço e concentração, como é o caso de posts e ebooks para ações de inbound marketing.

Tenho um escritório organizado, com uma internet de qualidade, o que é essencial para o tipo de serviço de presto. Trabalho por música. Ou melhor, ouvindo música, o que me ajuda a manter o foco e distante das distrações que o trabalho em casa pode proporcionar – a TV, a geladeira… Mas se tudo está aparentemente perfeito para fazer seu trabalho, por que precisas ir trabalhar em um coworking, Alexandre?, você pode estar se perguntando.

Trabalhar em coworking ajuda na concentração

Geralmente faço a escolha como motivação para a conclusão de uma encomenda de conteúdo de maior volume e com prazo mais apertado. Costumo brincar que é parte da “jornada do herói”. Ir para o coworking é um item do processo para terminar o trabalho. Vou com esse espírito de “esforço concentrado”. Aí, a concentração e, principalmente, a determinação fazem grande diferença.

Gosto do ambiente do coworking não necessariamente por ser “descolado”, uma característica que é sempre associada a esse modelo de espaço para trabalhar, mas sim porque é pensado com foco na produtividade.

Não se vai ao coworking fazer festa, comer um “Méqui”, bater papo depois da escola. Se vai para trabalhar e isso é inspirador. E é mais ainda ao ver que outras pessoas fizeram a mesma escolha que você, o que torna a experiência ainda mais satisfatória. É cada um na sua estação, mas não deixa de ser um momento #TamoJunto.

Mas além da questão motivacional, há também questões práticas que me levam para o coworking sempre que necessário. Os dias de faxina em casa, por exemplo. É sempre melhor deixar a diarista, fazer seu trabalho sem que eu esteja atrapalhando, pedindo mais uns minutinhos para concluir uma tarefa antes de deixar o escritório livre para ela.

Outro motivo que tem me feito optar pelo coworking é que abandonei a ideia de trabalhar em praças de alimentação de shopping center. Moro perto de dois shoppings da Grande Florianópolis (10min e 15min da minha casa) e pela proximidade já fui trabalhar lá algumas vezes. Por um período foi ok, mas com o tempo foi ficando difícil manter a concentração que tanto preciso. É muito movimento, muito barulho e ainda tem o som dos alto-falantes que nem com fones no volume quase máximo é possível evitar. E o WiFi, dependendo da hora, também deixa a desejar. Falta banda para atender tanta gente e o jeito é apelar para o modo Roteador do celular.

Por tudo isso, trabalhar em coworking tem sido uma decisão importante na minha rotina de trabalho. E conforme as demandas aumentam, cresce também a possibilidade de tornar o uso do espaço compartilhado frequente e não apenas esporádico. Bons motivos não faltam.

Tenha você também a experiência de trabalhar em coworking!

Por isso, convidamos você para a visitar a HZ e conhecer nossas instalações para descobrir in loco um mundo de possibilidades que aguarda você e sua equipe. Estamos na avenida Rio Branco, localização privilegiada no Centro de FlorianópolisEntre em contato e marque sua visita.



Nenhum comentário

Comentar