coworking local de trabalho

6 sinais de que o Coworking será seu próximo local de trabalho

Esqueça o home office, cafés e praças de alimentação de shopping center. O coworking será o seu próximo local de trabalho. Duvida?

coworking local de trabalho

Não é preciso bola de cristal nem viajar para o futuro para saber que os espaços compartilhados, como os da HZ coworking space, chegaram para ficar e tendem a conquistar cada vez mais adeptos. Basta conferir pesquisas que indicam um interesse cada vez maior de profissionais de diferentes segmentos em executar suas tarefas dentro de um coworking. O percentual cresceu 14% em um ano, entre 2018 e 2019, segundo a pesquisa anual da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e SPC Brasil sobre consumo colaborativo. 

Este já é um sinal: a economia colaborativa, com as pessoas compartilhando cada vez mais diferentes produtos, espaços e serviços é um tendência consolidada, como mostra a mesma pesquisa. No total dos entrevistados, 74% das pessoas ouvidas já utilizaram ao menos uma vez, ainda que sem frequência definida, alguma modalidade de consumo colaborativo.

Mas, além desses “sinais macro”, existem outros sinais, mais ligados ao dia a dia de um negócio ou das atividades de um profissional liberal, que indicam o caminho do coworking como próximo local de trabalho. 

Alternativa para tempos de crise

O uso do coworking tem diferentes motivações, mas certamente questões financeiras e econômicas costumam estar entre as principais. Uns setores são mais afetados que outros quando a economia apresenta sinais de estagnação. Nestes casos, abrir mão de uma sede ou sala própria é a alternativa para seguir em frente, mas com menos gastos com infraestrutura, aproveitando o que o coworking proporciona. 

Pense: Como a conjuntura econômica tem afetado seu negócio e como a troca para o coworking faria diferença no caixa?

Redução de custos e foco na operação

Às vezes nem é o mercado que leva um negócio para o coworking, mas sim uma avaliação interna que leva a uma decisão estratégica. Ou seja, a praticidade do coworking é o suficiente para que o foco esteja 100% na operação e não na infraestrutura. Isso vale também para quem está planejando seus primeiros passos como empreendedor.

Pense: Meu negócio precisa de uma sede própria e todos os custos envolvidos ou um ambiente como o coworking para abrigar a equipe já é o suficiente?

Opção por uma melhor localização

A localização pode ser o empecilho que impede o crescimento de um negócio. Em alguns casos, a ideia é essa: atender aquele público próximo ao local onde a empresa ou o profissional possuem sede ou sala. Mas por que não expandir e buscar uma localização que possa abrir novas possibilidades e atender um número maior de pessoas? Um coworking na região central de Florianópolis, por exemplo, pode ser o caminho, com baixo custo e alto potencial de crescimento na clientela.

Pense: Quantos clientes você perdeu ou deixou de conquistar por causa da sua localização? Não seria melhor escolher um local mais centralizado?

Ambiente adequado para atendimento

O coworking está ligado com a ideia do uso de espaço compartilhado. Mas, mesmo dentro de um coworking é possível utilizar salas privativas, o que pode ser indicado, por exemplo, para profissionais como advogados e psicólogos. Um dos sinais de que o coworking é o caminho é a possibilidade de otimizar a agenda de atendimento, diferente da ociosidade que pode ocorrer numa sala alugada ou própria.

Pense: Quanto você gasta mensalmente com o aluguel ou a manutenção da sala para atendimentos?

Ganho em produtividade

Quantas vezes surge a sensação de que o trabalho não está rendendo, especialmente no caso daqueles que estão em home office? Muitas, certamente, até por causa das distrações que aparecem a todo instante quando se trabalha em casa. No coworking, o cenário é diferente e o foco é no que há para se fazer, o que torna a rotina muito mais produtiva

Pense: Como anda sua produtividade e os prazos de entrega das suas demandas? Consegue cumprí-los?

Exemplo de concorrentes em coworking

Por fim, o sinal mais evidente que você também irá usar um coworking: outros colegas de profissão ou mesmo outras empresas concorrentes estão fazendo esta opção. É sempre bom acompanhar os movimentos da concorrência e não apenas para eventualmente copiá-los, mas sim para entendê-los, avaliar as razões e, posteriormente, seguir o mesmo caminho. 

Pense: De que forma a mudança para um coworking afetou a relação dos concorrentes com os clientes?  Isso fez diferença?


Quer saber mais sobre as opções da HZ para a contratação de um plano para uso de coworking? Faça contato.



Nenhum comentário

Comentar